Star Fox 64: Originalidade, simplicidade e adrenalina num clássico dos games

Por Thiago Mattos

Começo meus artigos para nosso glorioso blog, falando sobre jogos da Nintendo, neste primeiro momento falaremos sobre jogos épicos do Nintendo 64, num áureo período de 96 a 99 em que muitas revoluções “gamísticas” ocorreram e ditam até hoje a maneira como enxergamos os jogos eletrônicos.

Star Fox 64 foi lançado em meados de 1997 e faz parte dos grandes clássicos da história da Nintendo, nem tanto pelo enredo que é muito simples. Você controla Fox Mcloud, que junto com o petulante Falco Lombardi, o experiente Peppy Hare e o desastrado Slippy Toad, forma o quarteto responsável por acabar com os planos maléficos de Andross, um cientista bizarro que quer dominar o universo.

O jogo entrou para a história por dois motivos. O primeiro foi ser o primeiro da Nintendo a fazer o controle vibrar, bastava acoplar o acessório Rumble Pak ao seu controle de 64 e sentir a emoção de pilotar um Arwing, Tank ou Submarine. O segundo e principal foi o original sistema de viva-voz na comunicação entre os personagens, que substituiu as legendas do primeiro jogo da série (lançado em 93 para Super Nintendo). Foi uma revolução para época. Sentir o desespero, a esperança, a maldade e o humor dos personagens é emocionante, tudo isso em conversações que podem ser consideradas complexas se levarmos em conta que este foi o primeiro jogo a realizar algo do gênero.

A jogabilidade é simples e viciante, você sempre está indo pra frente, podendo apenas frear, acelerar ou dar um looping, em certos momentos de batalha é ativado o All-Range mode, em que os Arwings ficam circulando em uma determinada área, cada missão pode ser concluída de duas formas, fazendo com que o jogo tenha dois finais. Além disso, em cada fase você pode ganhar medalhas, dependendo do número de inimigos abatidos, conforme vai ganhando medalhas, o jogador irá habilitando novidades para o modo multiplayer, que ainda assim deixa a desejar. Enfim, Star Fox 64 rende umas boas horas de diversão e adrenalina e ainda pode ajudar e muito no seu listening de inglês (risos).

A célebre frase “Do a barrel roll”: http://naoacredito.blog.br/2011/11/do-a-barrel-roll-entenda-aqui-o-que-e-isso-que-apareceu-no-google/

Nota: 8.5

-0,5: Apesar de a simplicidade contribuir para a dinâmica, o story mode é muito curto.

-1.0: Multiplayer desinteressante.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s