Os registros musicais de La Blogothèque

Por Juliana Fernandez

Sempre houve uma estreita relação entre imagens e sons. Para se ter uma ideia, uma pessoa retém apenas 20% da informação que ele ouve e 30% da que ele apenas vê, mas quando a informação contém áudio e imagem, a porcentagem de retenção aumenta para 50%. Não é de se estranhar que um produto audiovisual pode ser tão poderoso, principalmente quando bem executado. E foi isso que o jornalista francês Christophe Abric (conhecido como Chryde) fez.

O La Blogothèque foi criado em 2003, mas só estourou três anos depois, quando Chryde propôs uma maneira diferente de compartilhar música ao também francês Mathieu Saura (conhecido como Vincent Moon, que além de vários projetos com o R.E.M., já fez documentários sobre Arcade Fire e Beirut, só para citar alguns). Inicialmente filmando artistas não tão conhecidos do grande publico em lugares parisienses aleatórios, seus Les Concerts à emporter/Take-Away Shows ficaram famosos e hoje não se restringem apenas à Paris, sendo filmados em várias cidades do mundo, incluindo São Paulo.

Se no cinema a música é muitas vezes é vista como adorno, nos vídeos do La Blogothèque o que acontece é o oposto, a mensagem a ser passada é a musica, ela é o principal. A fotografia linda de morrer é apenas o adereço de canções igualmente lindas. Em uma época na qual videoclipes fazem propaganda de produtos eletrônicos (tente lembrar de quantos clipes aparecem algum celular recém-lançado), entre os artistas que já se apresentaram nos Take-Away Shows, estão os já citados Arcade Fire, Beirut e R.E.M., e além deles estão também Phoenix, The National, Sigur Rós, Vampire Weekend e muitos outros (até agora foram disponibilizados mais de 280 shows).

Com uma iniciativa genial e simples em sua essência, o La Blogothèque oferece registros musicais que são encanto para os olhos e ouvidos, tudo à distância de um clique.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s