Super Mario 64: Um sucesso que não tem história e nem coadjuvantes verdes.

Image

Por Thiago Mattos

Meados de 1996 e a Nintendo lança seu primeiro jogo totalmente em 3 D, tal marco histórico só poderia vir com um jogo do Mario, aquele que por sorte quase todos sabem qual é, afinal de contas quando pensamos em bigode ele é um dos quatro elementos que vem a cabeça, talvez junto com Hitler, Chaplin e Freddie Mercury (risos).

Super Mario 64 tinha uma responsabilidade dupla, ao mesmo tempo que abria a era Nintendo 64, o jogo precisava manter o elevado padrão de vendas que a saga Mario ostentava e ostenta até hoje. Ambos os objetivos foram alcançados, 15 fases muito diversificadas e uma jogabilidade alucinante e sem precedentes tornam a diversão garantida, diversão essa que rendeu 11 milhões de cópias do jogo pelo mundo, fazendo com que Super Mario 64 atingisse o topo de vendas do Nintendo 64.

Divertido e viciante, esse é o principal resumo que se pode fazer do jogo. O início consiste na Princesa Peach convidando Mario para comer um bolo em seu castelo. Quando o encanador chega, percebe que o rei dos Koopas, o famigerado réptil Bowser roubou as 120 estrelas do castelo e deu um sumiço na princesa, agora cabe a Mario recuperar ao menos 70 dessas estrelas, derrotar Bowser e fazer a princesa aparecer. Além desse enredo fraquíssimo, outra coisa que pode decepcionar os fãs de Super Mario World é a ausência de Luigi e a participação discreta de Yoshi que apenas  aparece para oferecer vidas infinitas quando você termina a aventura.

Para uma criança que não está se importando com a história e nunca jogou Super Mario World o jogo é perfeito, no entanto, para pessoas que levam vídeo-games um pouco mais a sério, Super Mario 64 é um jogo que não traz grandes sentimentos, é apenas o “melhor passatempo da história”. O argumento de que é um jogo voltado para crianças não é válido, pois a maioria dos jogos da Nintendo são jogados majoritariamente por crianças e ainda assim possuem enredos interessantes, as próprias sequencias de Mario 64 como Mario Sunshine e principalmente Mario Galaxy possuem uma trama decente.

Portanto, se trata de um game pra se jogar tranquilo e descompromissado, para se deleitar com pulos, saltos mortais, voos alucinantes e arremessos de Bowser sem se preocupar com o sentido disso tudo. Se o parnasianismo é a arte pela arte. Mario 64 é o jogo pelo jogo. A escola literária tem poemas belíssimos, que se for parar pra pensar, não mudam em nada a nossa vida, assim como o game, não há dúvidas de que é um jogaço, mas não enriquece o nosso viver. Super Mario 64 seria o jogo favorito de Olavo Bilac.

Nota: 9.0 (não é nem porque o enredo é fraco, é porque não tem enredo!).

O primeiro vídeo é o início do jogo, o segundo é a “sensacional” recompensa por terminá-lo, um beijo no nariz e um bolo especial.

 

  1. yb, leonardo

    esse definitivamente foi um dos que eu deveria ter zerado, mas não o fiz D:

    hey thiago, comentei outro dia com a juliana que você deveria falar sobre pokémon stadium❤ fica a dica/pedido (:

  2. J.O.E.Y

    Gosto muito dos seus posts, mas chega de NintendoFanBoyzismo, se é que você me entende. Acho que você esta deixando para trás grandes obras do Mega Drive (Sonic) do PS1( o amado idolatrado Salve² Final fantasy 7).Sim eu entendo a evolução mortal que N64 foi eu estava lá (tinha 4 anos mas estava lá). Se for seguir na linha da Nintendo fale de Pokemon ou Fire Emblem( Principalmente fire emblem que é uma franquia ótima, mas poucas pessoas conhecem.)

    • thipmattos

      Obrigado, vou falar sobre Sonic e Fire Emblem sim! Só que eu preciso ser sincero, nunca joguei Final Fantasy, então não me considero apto para fazer um artigo sobre ele. Sei que é uma franquia de enorme sucesso e para muitos é a melhor de todas. Mas não tenho conhecimento para escrever um artigo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s