Saga Sonic: Um porco espinho maior que a sua marca

Image

Por Thiago Mattos

 

A SEGA (Service Games Corporation) existe desde 1940, seu propósito inicial era proporcionar diversão para as bases militares japonesas. Na década de 80, já com o boom dos videogames, a SEGA resolve ter um mascote e mais precisamente em 1986 é criado Alex Kidd, porém seu reinado durou apenas 5 anos e tenho certeza que 99% dos que estão lendo agora sabem quem o substituiu.

É ele mesmo, o Sonic! Em seu primeiro jogo “Sonic The Hedgehog” (1991) para Mega Drive (o melhor videogame da SEGA e que protagonizou áureos anos de intensa rivalidade com o Super Nintendo) a SEGA nos brindou com um game alucinante, aquele tradicional sidescrolling 2D muito veloz, com todos aqueles loopings, tudo para coletar as esmeraldas do caos e acabar com os maléficos planos e robôs do Dr. Robotnik. Nota 1 milhão no quesito diversão! Os jogos seguintes como “Sonic 2”(1992) (que marcou a estreia de Tails, seu fiel escudeiro) mantiveram essas características e o sucesso foi tão grande, que esses games de hoje em dia com o Sonic em 3D e  gráficos melhores, não conseguem entusiasmar tanto quanto aqueles tradicionais, fato explicado pela existência de vários remakes feitos pela SONIC TEAM, que geralmente fazem mais sucesso que os jogos novos. A força comercial que um jogo como “Sonic 2” possuí é tamanha, que ele poderia ser relançado de tempos em tempos, com apenas alguns detalhes alterados que provavelmente venderia mais do que os “Sonics” de hoje.

Devido ao fato da SEGA ter abandonado o mercado de consoles domésticos desde 2001, para se dedicar apenas aos arcades e produção de jogos, o nome da SONIC TEAM (divisão interna da SEGA para produção da grande maioria dos jogos do porco espinho) e obviamente do próprio Sonic, se tornaram mais populares que a própria SEGA. Mais do que nunca, a SEGA é do Sonic e não o contrário. O Barcelona x Real Madrid que era Sonic x Mario acabou e a Nintendo vem publicando vários jogos do Sonic nos últimos 10 anos e capitalizando em cima da histórica rivalidade entre os dois, basta ver títulos como “Sonic & Mario at the Olympic Games” e Super Smash Bros. Brawl.

Sonic é uma franquia épica e a rivalidade com Mario é histórica. Não era só Sonic e Mario, era SNES x Mega Drive. Esse embate esfriou, Sonic está em jogos da Nintendo, algo como o McDonald’s no centro de Moscou logo após o fim do comunismo, Mario tem a concorrência interna se fortalecendo, Pokemon e Zelda tem muita força. Pikachu lá no início dos anos 2000 foi mais conhecido que o bigodudo, que anos depois recuperou sua hegemonia interna. Talvez hoje a grande rivalidade comercial dos games seja: PES x FIFA, contudo ela está longe de ser o que era o porco espinho azul contra o encanador de macacão. Portanto no próximo artigo teremos um pouco da história da saga Super Mario, para depois compararmos as duas sagas e dar a vitória a uma delas. Embora a vitória de qualquer lado seja plenamente justificável, sua coluna de games no Pacult não vai ficar em cima do muro.

Vídeos: Aqui abaixo um vídeo de “Sonic 2” e um comentário de PC Siqueira que ilustra o sentimento de muitos em relação aos jogos de Sonic, além da disputa Mega Drive x SNES.

 

   

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s