Sonic x Mario: O grande Tira-Teima.

Image

Por Thiago Mattos

Finalmente chegou o momento de decidirmos qual é o melhor dentre esses dois fenômenos de popularidade dos games. O método utilizado será predominantemente uma comparação direta entre dois personagens de papel semelhante nas duas sagas. Por exemplo: Sonic x Mario, Yoshi x Tails, Knuckles x Luigi etc. Comecemos então:

SONIC X MARIO

Resultado: Empate

Justificativa: Não é questão de ficar em cima do muro, o fato é que os dois são equivalentes no que diz respeito à maneira como protagonizam suas séries. O percentual que esses personagens tem para o sucesso de suas sagas é o mesmo (digamos que em torno de 50%), por isso teremos que analisar os coadjuvantes e outros detalhes para apontarmos qual sucesso é maior. Ficar só no debate entre os protagonistas, não nos levará a lugar algum.

        

YOSHI X TAILS

Resultado: YOSHI

Justificativa: Aqui já conseguimos apontar um vencedor, o dinossaurinho leva vantagem sobre a raposa amarela, muito em função do seu carisma. Yoshi é muito mais engraçado, come tudo q vê pela frente, pode ter várias cores e faz barulhinhos bizarros, seja de alegria, espanto ou decepção. Às vezes, só de ver o Yoshi, muitos já ficam com vontade  de rir. Tails é um grande companheiro para Sonic e bastante útil nas aventuras, mas não tem esse poder de alegrar as pessoas que o comilão possuí.

      

LUIGI X KNUCKLES

Resultado: LUIGI

Justificativa: Esse é o duelo mais fácil, Sonic nem tem um irmão, mas Knuckles é um equidna (animal australiano, semelhante a um ouriço) que estreou como vilão em “Sonic 3”, mas depois sempre foi aliado do porco-espinho azul. Knuckles se limita a apenas a ajudar o grande protagonista, é corajoso e inteligente. Luigi é muito mais complexo, é engraçado por ser medroso, mas no fundo tem coragem para ajudar seu irmão em momentos difíceis, além disso é todo destrambelhado, mas no fim consegue se dar bem. Resumindo: é o Mr. Bean dos videogames. Portanto, Mario verde ganha do Sonic vermelho por nocaute.

      

AMY ROSE X PRINCESS PEACH

Resultado: AMY ROSE

Justificativa: As duas principais personagens femininas da saga não tem muita coisa em comum. Amy vence por ter mais personalidade e gerar mais momentos engraçados, a porco-espinho rosa se autodeclara namorada de Sonic, mas esta é uma situação delicada, tendo em vista que ele está sempre fugindo dela. Amy também sabe se defender nos momentos em que é seriamente ameaçada, já Peach sempre confia que Mario chegará para salvá-la e na grande maioria dos jogos, parece aguardar de camarote esse momento. É uma personagem muito sem sal.

      

DR. EGGMAN/ ROBOTNIK X BOWSER

Resultado: BOWSER

Justificativa: É um duelo apertado, mas alguns detalhes dão a vitória ao réptil contra o doutor maligno. Os dois personagens são interessantes, o doutor é um gênio do mal e cria grandes problemas para Sonic, sem dúvidas de que é um vilão mais competente que Bowser, porém, o rei dos Koopas é um ser mais passional, sendo que em vários jogos, fica nas entrelinhas seu amor pela Princess Peach, fazendo com que se pense que ele não odeie o Mario e sim o inveje. Bowser leva o duelo por ser um personagem um pouco mais complexo que Eggman.

     

WARIO X SHADOW

Resultado : SHADOW

Justificativa: O duelo dos anti-heróis é uma questão de gosto. Wario é bizarro, gordo, feio e milionário e por isso é muito engraçado vê-lo, não só em suas participações nos jogos do Mario, mas em seus próprios jogos como “Wario Land”. Shadow é convencido, arrogante e sempre tem problemas com seu passado, mas no fundo tem um excelente coração e geralmente se une a Sonic para formarem uma dupla imbatível. Assim como no caso de Bowser, Shadow leva o duelo pela complexidade de sua personalidade.

O placar está Super Mario 3 x 2 Sonic, The Hedgehog, contudo eu tenho que dar mais um ponto para o bigodudo, pois seus jogos são mais regulares, tanto do ponto de vista da qualidade, quanto das vendas. Os jogos do porco-espinho não conseguiram se reinventar do mesmo modo que os do bigodudo, quanto mais eles saem do conceito original do game, pior fica. Com Mario não, os jogos vão tendo leves mudanças de um pro outro, passaram ilesos do 2D para o 3D, sem frustrar os fãs. Sonic sempre será aquele game da velocidade alucinante e dos loopings vertiginosos. Mario hoje é universal e conseguimos imáginá-lo fazendo qualquer coisa. Concluímos que os personagens de Mario e Sonic se equivalem, o que faz a diferença são os coadjuvantes e a maneira como os games foram se transformando ao longo do tempo.

Placar final: SUPER MARIO 4 X 2 SONIC, THE HEDGEHOG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s