O clima-tempo cuiabano e o panorama da música pop

Há uma certa angústia que me aflige a todo momento em que me preparo pra escrever para este post. Isso porque escrevo sobre música pop e a cada novo instante, novas notícias, novas ideias surgem no mercado e eu tenho de crivá-las. Assim, venho fazendo “especiais”, dissecando artistas, videoclipes; discorrendo sobre minhas opiniões de forma específica, sempre com um foco. Hoje eu waked “up in the morning feeling like P. Diddy”, e decidi fazer “algo diferente”.

Nada de drinks, nada de Europa; continuo aqui em Cuiabá que, por sinal, está com um clima bastante europeu… Bem, a questão não é essa. A questão é que, hoje, resolvi fazer um recorte de alguns diversos assuntos e notícias que considero relevantes para o mundo da música, para o mundo pop. Na verdade, os convido para um mergulho rápido nesse oceano de notícias que surgem nessa semana de folga, retorno e intenso trabalho de alguns artistas que tanto entretém a massa – nossa massa encefálica.

Vou começar por quem está saindo momentaneamente (e quando digo momentaneamente gostaria de frisar que, de fato, é MOMENTANEAMENTE) dos holofotes e resolveu tirar uma folga. Rihanna, que já vem trabalhando em seu sétimo álbum de estúdio, recentemente assinou contrato com a River Island para desenvolver sua linha exclusiva de roupas, e finalizou sua breve – e maravilhosa – turnê pela Europa, decidiu tirar um descanso no resort italiano Porto Cervo.

pfvr, nada menos que “fofa”

“hope that ain’t all you got”

realmente, um belo paraíso: Porto Cervo.

Algumas pessoas vivem dizendo que ela precisa descansar a imagem que vem sido espoliada intensamente nos últimos anos. Mas paparazzi que é esperto, não vai se compadecer com esse possível “cansaço” e quer mais é registrar qualquer flagrante ou indício de polêmica que sempre ronda Riri: um beijo lésbico, um tapa na pantera, uma saída a clube de striper… Enfim, eles estão a postos preparados para vender essa imagem controversa com a qual, de fato, mais lucram. Infelizmente, para os paparazzi ou felizmente para os fãs da good girl, a cantora tem se comportado de maneira exímia, apenas tomando sol em seu iate e perambulando um pouquinho pela cidade de Sardinia. Rihanna tem a agenda de shows vazia até 19 de Agosto, quando abrilhantará o Summer Sonic Festival no Japão. Até lá, os paparazzi podem ficar sossegados, que muita coisa pode acontecer. Vinda de Rihanna, qualquer atitude imprevisível se torna previsível. Vamos aguardar!

Enquanto os jovens descansam, a veterana que, segundo más línguas deveria fazer o mesmo, está a todo vapor com turnê em andamento, atitudes “polêmicas” (q q é polemico pra ela q já fez de um tudo ñ é vdd?!) nos palcos e videoclipe novo. Turn Up The Radio, a terceira música de trabalho do mais recente MDNA de Madonna foi lançado dia 16. De estética bonita e roteiro simples, podemos notar a letra da música sendo visualmente reproduzida. Assista ao clipe abaixo:

A priori, soa estranho e intrigante notar as metáforas pelas quais somos levados no decorrer da música. Primeiro, porque, quando nos propomos analisar Madonna, não podemos nos limitar a estrutura de auto-ajuda simplista – que soa como um convite para facilitar nossas sinapses –  da qual é carregada a letra de Turn Up The Radio. Segundo, porque soa deslocada e arcaica a proposta de “aumentar o volume do rádio”. Do rádio? Este não é um meio ultrapassado? Talvez até seja, mas depois de escutarmos “MDNA” inteiro, temos a sensação de que ele reforça aquela máxima tão usual nos estudos da comunicação de massa: um meio não acaba, ele se ressignifica. Ela também o faz.

Outra que lançou clipe novo, esta semana, foi Nelly Furtado. A conheci com seu álbum Loose (2006), que a colocou no topo Billboard com os singles “Promiscuous”, “Say It Right” e “Give It To Me”. Mas, confesso: desde então, ela não me parecia boa o suficiente ou, ainda, bonita suficiente, ou ainda pop suficiente para conquistar o público mainstream – ou o meu lado mainstream –, e eu sempre olhei para ela um tanto quanto de soslaio, ouvindo, dançando, porém whatever. Com esse novo álbum que está previsto pra ser lançado em setembro, ouso dizer: ela está (re)conquistando a minha atenção. Mais: está conquistando a minha admiração enquanto artista – pois enquanto pessoa, ela é inquestionavelmente inteligente, poliglota e toda enraizada à cultura de seus ascendentes. O videoclipe Spirit Indestructible é o segundo do álbum TSI: The Spirit Indestructible que já se firmou como uma boa opção para fugirmos de uma certa monotonia pop (da qual já falei em algum outro post aí). Abaixo, o lyricvideo de divulgação que vale a pena ser visto, não só por ser muito bonito, mas porque contextualiza o videoclipe que, também segue abaixo.

Enquanto umas descansam e outras se mantém no cenário musical, há quem, também, esteja retornando. Refiro-me ao No Doubt, que, após mais de nove anos sem novidades, voltou à tona com o single Settle Down que inaugura o álbum Push and Shove, também previsto para ser lançado em setembro.

Deste videoclipe, podemos matar um pouco das saudades da “hollaback girl” bem como entrar no halo clean, divertido, festivo e colorido que marca o reencontro de Gwen Stefani, Tony Kanal, Adrian Young e Tom Dumont. A música contém mesclas de ska e uma sonoridade viciante, no entanto, longe do corriqueiro pop chiclete. Na letra, podemos notar versos subversivos e engraçados como “What’s your twenty? (Do you copy?)/ Where’s your brain? (Do you copy?)/Checking in to check you out/Concerned about your whereabouts/Coffee bag, you’re acting strange/So tell me what is going on”.

Diante desse cenário a música pop parece estar voltando a ficar legal. Espera-se que essa “onda Will.i.am” dê uma amenizada e que a indústria pop, assim como qualquer outra indústria, “sofra” com a natural competitividade mercadológica, incitando a melhoria dos produtos. Como um amante de música pop, só tenho a esperar pelo resultado a médio-prazo: e que perdure mais que esse frio atípico em Cuiabá.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s