A evolução dos games de futebol ao longo da história

Por Thiago Mattos

Os jogos de futebol hoje em dia dão um show, tanto FIFA, quanto PES garantem uma experiência imersiva sensacional para os amantes do esporte bretão, será que temos consciência do quanto essa evolução foi rápida? Em 1980 foi lançado o primeiro game de futebol da história, o nome dele era Intellivision Soccer, foi lançado para o console Intellivision da Mattel, jogos como esse nos ajudam a entender porque houve o “Crash de 1984”, a pior crise da história dos videogames. Intellivision Soccer é tão ruim, queaté assistir um vídeo de 1 min com sua jogabilidade já é uma tortura. Aqui um link para fazermos uma viagem rumo a essa “tosquicidade épica”http://gamesdbase.com/game/mattel-intellivision/nasl-soccer.aspx.

Para o bem do futebol e dos videogames, os jogos não pararam de evoluir nesses 32 anos. Tehkan World Cup foi o primeiro que conseguiu produzir algo que lembrasse vagamente um jogo de futebol, lançado para o árcade em 1985, sua jogabilidade vertical conseguiu tirar os primeiros gritos de gol da garganta dos gamers ao redor do mundo. Kick off (1989), foi lançado para o Atari e pela primeira vez podíamos trocar passes e pensar uma estratégia para marcar um gol, tínhamos acesso aos nomes dos jogadores e a bola finalmente parecia uma bola. Sensible Soccer (1992) continuou com leves progressos em relação a Kick off.

               

Da esquerda pra direita: Intelivision Soccer (1980), Tehkan World Cup (1985) e Kick Off (1989).

Finalmente chegamos ao ano de 1993 e o início da série FIFA, com Fifa international soccer, a franquia produzida pela Eletronic Arts se mantém como referência em games de futebol há 19 anos. A cada temporada que passa o jogo vem se aperfeiçoando, sendo que ultimamente está ficando muito difícil e os games melhoram apenas em pequenos detalhes nos últimos 5 anos, apesar disso, a série FIFA tem muitos fãs exclusivos, daqueles que só jogam videogame pra jogar FIFA. Acreditem, pra quem gosta de futebol, ter os nomes e os direitos de imagem de tantas ligas e clubes faz toda diferença, alguns apaixonados da série compram os jogos novos só para  terem o mercado de jogadores e o calendário atualizados, o que permite fazer um modo carreira mais realista, os aprimoramentos gráficos e as modificações na jogabilidade às vezes ficam em segundo plano.

              Acima: Fifa 93. Abaixo: International Superstar Soccer 2000

Só que FIFA não está sozinho, em 2000 a Konami lançou International Superstar Soccer 2000, já haviam outros jogos da série, mas este em especial marcou época e para muitos era o melhor jogo de futebol até então. A partir de 2001 a Konami começou a série Pro Evolution Soccer, ou simplesmente PES (“Winning eleven” no Japão), que, assim como o rival, vem tendo um lançamento por ano. PES se caracteriza por podermos fazer mais jogadas de efeito e experimentarmos um futebol mais acelerado, só que menos realista. FIFA se propõe a alcançar a excelência de um simulador de futebol, nem que para isso a jogabilidade fique monótona ante o rival, isso aliado ao fato da franquia da Eletronic Arts sempre ter o nome correto dos jogadores, escudo e licença oficial de muito mais clubes e seleções em relação ao adversário, isso torna a série FIFA muito mais atraente para os fãs do esporte mais popular do planeta. PES aposta num mercado mais amplo, tenta atrair aqueles que nem são muito chegados na nobre arte e aposta que mesmo alguns “peladeiros” vão jogar esporadicamente, para experimentar um futebol mais rápido, emocionante e imprevisível.

Barcelona x Real Madrid no Fifa 05    e    Inter x Milan no Fifa 12

Basicamente é assim que funciona, PES é mais diversão e FIFA é mais futebol, é excelente que hoje possamos discutir em tão alto nível, duas franquias sensacionais que hoje protagonizam a maior rivalidade comercial dos games. Jogos tradicionais possuem um passado de glórias e muitas vezes achamos que antigamente eram mais legais. Franquias de aventura, RPG, corrida, tiro em primeira pessoa e luta muitas vezes enfrentam altos e baixos, com FIFA e PES nunca funcionou assim,o melhor é sempre o mais recente, todos querem experimentar o próximo jogo o mais rápido possível e isso apimenta muito a disputa entre os dois. Por isso dedicarei mais um post para comparar essas duas sagas que por mais de uma década vêm disputando a preferência do consumidor.

Vídeo: Um vídeo em inglês que me inpirou para o post

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s