Saga RPG de jogos Pokemon: Games que fazem crianças inteligentes

Image

Por Thiago Mattos

 

Hoje falaremos dos jogos de Pokemon, mais precisamente de seus games RPG, todos lançados para portáteis (Todos os tipos de game boy e Nintendo DS).  Pokémon vem a quase duas décadas tendo jogos que são considerados para crianças, porém que tem um nível de complexidade elevado. Essas características fazem da saga um excelente exercício para a mente dos jovens.

Os pokemons são criaturas adoráveis, os cenários são singelos e as musiquinhas agradáveis. Essas características infantis contrastam com o elaborado funcionamento do game. Os bons jogadores sempre estão de olho no nível, vida (HP), ataque, defesa, ataque especial, defesa especial e velocidade dos seus monstrinhos. Todo esse Status acompanha os pokemons desde Pokemon Red e Pokemon Blue, os primeiros jogos da série, lançados no Japão em 1996 e nos EUA apenas em 1998.

É claro que a “criançada” conseguia facilmente simplificar o jogo da seguinte forma: treinava seus pokemons até eles ficarem sempre em vantagem em relação ao nível dos líderes de ginásio, que são os “chefões” dos jogos e estão espalhados pelas cidades do continente que varia de acordo com o jogo que você estiver jogando: Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh, etc. Essa tática é legal de se fazer, pois você humilha facilmente seus adversários quando tem pokemons mais fortes. Contudo, os jogos podem ser zerados de maneira mais rápida se você tiver mais domínio da relação de força dos tipos dos pokemons e as principais características do Status dos seus pokemons. Acreditem, seguir o jogo ganhando dos líderes de ginásio naturalmente, sem ter que passar horas treinando seu time para ganhar de cada GYM leader é muito mais empolgante.

O base do enredo dos jogos é sempre a mesma, você é um menino/a, que mora numa cidade pequena com a mãe, perto da sua casa, sempre tem o laboratório de um grande professor entusiasta do estudo dos pokemons, esses professores aproveitam a vontade que você tem de se tornar um mestre pokemon e lhe entregam uma pokedex, uma espécie de enciclopédia digital que salva dados das criaturas que você encontrar e capturar pelo continente. Seu objetivo no jogo é se tornar um mestre pokemon após conquistar todas as insígnias dos líderes de ginásio e derrotar a elite dos 4, mas conforme você vai visitando cidades e completando sua pokedex, aventuras paralelas aparecem e o game vai se tornando perigosamente viciante (risos).

O jogo incentiva o raciocínio lógico-matemático de maneira impressionante, quando um pokemon de fogo ataca um pokemon de planta, o dano será duplicado, entretanto será reduzido pela metade caso aquele ataque um pokemon de água, os diversos tipos de pokemon dão uma noção básica de ciências, a infinidade de ataques e cidades fazem bem a memória e salvo as primeiras versões, o jogo traz a relação de afeto que o treinador tem com cada pokemon e isso se torna determinante nas batalhas. Além de tudo isso, os jogos sempre trazem a moral de que só com trabalho coletivo, união e amor entre o jogador e seu time, você conseguirá ser um verdadeiro mestre.

Em suma, Pokemon é uma lição de vida, é possível treinar seu inglês, aprimorar sua memória e seu raciocínio matemático, além de aprender valores morais para se levar para a vida real. É claro que nada substitui uma educação formal de qualidade e o fato de jogar excessivamente qualquer jogo não é positivo, porém não devemos excluir o fato de que há jogos que trazem lições de cidadania e são muito mais que simples diversão e passatempo. Existem jogos que são obras de arte, Pokemon é uma aula.

Vídeos: Aqui temos dois vídeos de Pokemon Diamond, preferi pegá-los pois a qualidade de vídeos feitos com as versões anteriores é problemática. Temos a batalha contra a Gym leader Fantina, uma personagem que me conquistou durante o jogo e a batalha contra a campeã Cynthia, ambas com excelentes trilhas sonoras como sempre.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s