Artistas Coreanos no Japão – Uma reviravolta na História.

Por José Augusto Neto

Como já disse em meu primeiro artigo sobre K-Pop ( que você pode ler clicando aqui) a expansão da cultura coreana tem alcançado os  mais diversos países, e o Japão, por ser o segundo maior mercado fonográfico do mundo, é alvo certo dos artistas coreanos.

Com o inicio da onda Hallyu poucos artistas realmente arriscavam a carreira no Japão com músicas japonesas, mas logo depois o sucesso de BoA com seu debut japonês, diversas empresas começaram a fazer investimentos em seus artistas para que ele se lançassem no Japão.

Além de BoA, o grupo Tohoshiki (DBSK) que debutou na Coreia em 2003, mas só fez sua estréia no Japão em 2005 é um nome a ser lembrado. O Grupo tem uma das maiores vendagens de cd’s no Japão entre os artistas coreanos e mesmo depois da saída de 3 dos 5 membros do grupo continua entre os maiores artistas coreanos a aterrissarem em solo japonês.

Entre os girl groups o grande precursor da entrada dos artistas em solo japonês foi o grupo Jewelry. Jewelry debutou na Coreia em 2001, mas entrou no mercado japonês em 2004. O grupo lançou 4 singles, mas nenhum deles alcançou grande sucesso. Mesmo assim, Jewelry abriu as portas para outros girl groups tentarem.

No período em que os grupos começaram a debutar do Japão, lá pela primeira metade da década de 2000 , era visível quão preparados eles estavam para entrar em um mercado estrangeiro. A grande maioria dos artistas falava japonês de maneira fluente, estavam sempre de acordo com a rígida etiqueta japonesa e as músicas, mesmo as versões de músicas coreanas, tinha realmente letras que eram fáceis de serem distinguidas pelo povo japonês. E pelo fato de existirem poucos artistas que entravam no mercado nipônico, os artistas coreanos realmente lutavam para serem reconhecidos também como artistas japoneses.

Atualmente é notável o despreparo dos artistas ao entrarem no mercado midiático japonês, porque poucos deles sabem a língua japonesa e poucos estão habituados a estrutura de vida do povo japonês. Tal fato é comprovado pelas ferrenhas críticas que diversos grupos vêm sofrendo recentemente.

Ainda que alguns grupos sejam fracos outros continuam a fazer sucesso como: Tohoshiki, Kara, U-Kiss, ShinEE, SNSD, T-Ara, After School e Rainbow.

Alguns Artistas Coreanos que tentaram carreira no Japão.

Alguns Artistas Coreanos que tentaram carreira no Japão.

Ao meu ver é positiva a iniciativa de se lançar artistas coreanos no Japão, mas acho que as empresas deviam investir melhor na preparação dos artistas e na adequação de suas músicas para gosto do público japonês.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s