Saci Pererê: o Jack da Lanterna brasileiro

Quem, quando criança, nunca se imaginou vestindo fantasias e saindo às ruas – todas enfeitadas e carregadas de cores como laranja e preto – batendo de porta em porta e perguntando “doces ou travessuras?”. Incentivados por uma indústria cinematográfica norte-americana, nos víamos cada vez mais imersos naquela cultura, e querendo, de alguma maneira, dela fazer parte, nem que fosse apenas para ter uma desculpa “razoável” para jogar papel higiênico na árvore, ou na casa, do vizinho.

No entanto, o Brasil nunca incrementou à sua cultura tal comemoração; há, é claro, comemorações particulares no dia 31 de outubro, sempre tentando trazer um pouco da ideia de que os fantasmas estão por aí e que os zumbis irão dominar o mundo, nem que seja apenas naquela noite, caraterizando assim, atualmente, a noite do dia 31 quase como um carnaval para as almas penadas e que traz personagens tão ilustres quanto Jack da Lanterna.

Boa parte das lendas que rondam este dia nos países anglo-saxônicos, mostram que, assim como Jack da Lanterna está para o Halloween de lá, o Saci Pererê está para o dia das bruxas aqui. Afinal de contas, quem nunca viu – ainda que uma vez na vida – o menino peralta de uma perna só que perambulava com o cachimbo pelas paisagens de Sítio do Picapau Amarelo? Ou ainda os desenhos de Ziraldo sobre esta figura carismática?

Inúmeros projetos de lei já passaram pelas câmaras do Brasil para instituir o dia 31 de outubro como o dia do Saci, e dessa forma derrubar um pouco da hegemonia norte-americana que gradativamente foi se instalando, e tentar cultivar e propagar mais o folclore brasileiro. Em algumas cidades de São Paulo, como São Luis do Paraitinga, a comemoração do Dia do Saci dura mais de uma semana e é promovida pela Sociedade de Observadores do Saci (Sosaci), que é formada por adoradores do Saci.

Entretanto, enquanto de um lado vemos nacionalistas lutando para que o dia do Saci se torne uma comemoração em todo o Brasil, de outro vemos professores de inglês se apegando ao Halloween e aos costumes de países de língua inglesa para atrair a atenção de seus alunos para esta matéria. Para muitos, esta é uma das principais barreiras para transformar 31 de outubro no dia do Saci em todo território nacional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s